Raiva

   
                               

   (crédito:Pngtree)
Quem de nós já não sentiu o sangue esquentar diante de uma situação que saiu do nosso controle? Ou quando nossas expectativas são frustradas ? A revista Despertai com o tema:  Por que existe tanta raiva ? a partir da página 7 explica que muitas vezes criamos expectativas e  que quando estas não acontecem geram a frustração e consequentemente a raiva. O psicólogo social Simon Laham, autor de The Science of Sin: The Psychology of the Seven Deadlies – And Why They Are So Good for You (A Ciência do Pecado: A Psicologia dos Sete Pecados Capitais – e Por Que Eles São Tão Bons para Você, sem edição em português) concorda com isso . Ele diz em seu livro: ‘ que a ira aparece no nosso cotidiano quando nossos objetivos são bloqueados ou testemunhamos uma injustiça.’
        A  revista Superinteressante explica o que acontece em nosso corpo quando estamos com raiva. Tudo começa nas amídalas (estruturas que se localizam em uma parte do cérebro) mas é o córtex no lobo frontal que decide se vamos argumentar xingar ou bater. Cientistas concordam que em parte a tendência a irar-se é em parte genética , a falta ou a baixa  de alguns hormônios podem nos deixar mas propensos a ira.
      Mas o que fazer para controla-la? pois hoje já existe um consenso de que extravasar não é a melhor escolha. Jeffrey M. Lohr, do Departamento de Psicologia da Universidade do Arkansas (EUA) e autor de estudos sobre a raiva, afirma: “Expressar raiva provoca mais raiva, em vez de reduzi-la. O melhor é aprender como ser assertivo ou como regular suas emoções para diminuir a fúria” Então é preciso escolher outro caminho buscando controlar-se, algo que existe muito mais força que extravasar.
      O que Jeffrey disse está de acordo com o que a Bíblia diz : “Larga a ira e abandona o furor”(Salmo 37:8)
Outra dica que os especialistas dão é:
 Respira fundo e se puder saia do local o quanto antes. “Retira-te antes de estourar a altercação.” — Provérbios 17:14. Conselho muito útil que evita muitos arrependimentos!
      Enquanto respira fundo, repita uma palavra ou frase que o acalme, como “relaxe”, “deixe para lá” ou “vá com calma”.
“O coração calmo é a vida do organismo carnal.” (Provérbios 14:30) A raiva pode levar a problemas de saúde então evita-la com certeza promove a saúde!
      É verdade que todos nós sentimos raiva de vez em quando. Mas o modo de expressar nossa raiva é uma questão de escolha.” Que sempre possamos fazer escolhas acertadas para nossa saúde física e bem estar emocional!!



Fonte de matéria:
(http://m.wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102012083?q=Seja+realista&p=par)
( https://super.abril.com.br/comportamento/raiva/ )

Comentários